O que é o GCEM
Logo depois que Jesus subiu aos céus, ele enviou o Espírito Santo sobre todos os que estavam reunidos em Jerusalém. A partir daquele momento surge a primeira igreja.
Eles se reuniam no templo e de casa em casa. O forte daquela igreja eram os encontros que se davam nas casas dos irmãos, em todos os lugares onde havia cristãos.
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” – Atos 2:42-47
A partir do exemplo de Jesus e da primeira igreja, a Comunidade da Graça desenvolveu seu modelo de funcionamento, focalizado em formar discípulos ensinando-os a viver de acordo com a Palavra de Deus. Por isso nós nos organizamos em grupos grandes (cultos) e os grupos pequenos (células).
Nós chamamos estes grupos de GCEM:
Grupo de Comunhão Edificação e Multiplicação
A vantagem dos GCEM
- Evangeliza: as pessoas preferem ir a um grupo convidadas por amigos, e lá fazem outros amigos. O grupo permite que as pessoas se relacionem umas com as outras, o que é difícil de acontecer na reunião de domingo na igreja.
- O grupo permite que as pessoas recebam atenção individual. É no grupo que se inicia a formação de discípulos.
- As pessoas recebem oração, e compartilham suas necessidades e vitórias no grupo.
- É do grupo que surgem novos líderes para novos grupos GCEM.
O discipulado
O Pastor Carlos Alberto sempre diz que: “ovelha gera ovelha, e cuida dela”. A ovelha mãe amamenta e cuida da ovelha até que ela cresça e ganhe a capacidade de gerar outras ovelhas. Jesus cuidou de cada um de seus discípulos pessoalmente:
“Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.” – João 17:12
Por isso, a atividade mais importante de um GCEM é O CUIDADO INDIVIDUAL COM CADA PESSOA. Dentro de cada grupo, o objetivo é que cada um seja um discípulo de Cristo.
Queremos que todas as pessoas estejam no centro dos corações. Para isso, cada membro deve fazer parte:
- Da igreja local: todos os membros – devem estar em pelo menos um culto de celebração. Para receber a palavra, encorajamento, fé e participar dos desafios da família.
- De um GCEM: onde pode ter comunhão com outros irmãos, orar, ajudar a outros, receber ajuda, e viver em comunidade.O grupo permite que as pessoas recebam atenção individual. É no grupo que se inicia a formação de discípulos.
- Do discipulado individual: todos precisam de cobertura e ter amizade profunda com um cristão mais maduro. Este relacionamento leva tempo para ser construído e não pode ser algo legalista, frio ou forçado.Deve ser algo intencional e repleto de amor. Através do discipulado a pessoa receberá orientação, oração, companheirismo para sua vida.